quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dio - Holy Diver

O álbum Holy Diver lançado em 1983 pela banda Dio, está entre os discos mais votados pelos metalcólatras.

The Trooper
3
Com certeza um dos melhores álbuns de heavy metal de todos os tempos, primeiro da carreira solo do Dio, e ele entrou chutando o balde, o problema é que o balde voou muito alto, e alguns álbuns pra frente, ele caiu e rolou de volta por trás do Dio o acertando nas pernas, tirando seu equilíbrio. Metáforas esdrúxulas à parte, conheço apenas 4 álbuns do Dio (Holy Diver, Last In Line, Lock Up The Wolves e Killing The Dragon - o qual me arrependi de ter gasto dinheiro) e fui pesquisar brevemente para tentar descobrir o porque da mudança de estilo, bem, no 5° álbum, LutW, a banda inteira havia sido substituída, e penso que talvez o responsável pelo ótimo trabalho nos 2 primeiros álbuns (HD e LiL) seja o guitarrista Vivian Campbell. Claro que a performance de Dio nesses 2 álbuns está extraordinária, mas para mim "uma andorinha apenas, não faz verão", por exemplo, em Killing the Dragon o ritmo é tão lento e entediante que chega a ser difícil conseguir ouvir o álbum até o final, todas as músicas lembram Shame On The Night (última faixa de Holy Diver), mas a diferença é que em Holy Diver a faixa mais lenta ainda é muito boa, sem passar tédio.
Não tenho o que dizer de Holy Diver, todas as faixas são excelentes, aliás, essa fase do Dio é tão boa que até os álbuns tributos ficaram fora do comum.

Phantom Lord
Apesar de escutar alguns hits do Dio há muitos anos atrás no rádio, ouvi o álbum Holy Diver pela primeira vez há uns 7 anos atrás. Na época achei um bom álbum, mas não me causou o mesmo “impacto” que algumas faixas em particular: a primeira vez que ouvi Rainbow in the Dark (por volta de 2001 ou 2002) na rádio fiquei espantado. Como alguém podia inventar uma música perfeita, cantar tão bem e eu demorar tanto tempo para descobrir? Mais ou menos nessa mesma época, outras músicas do Dio em bandas diferentes me causaram a mesma reação... O cara cantava demais.
O meu álbum favorito com Ronnie James Dio nos vocais é o Mob Rules (Black Sabbath), mas Holy Diver não fica muito atrás, na verdade vem logo na segunda posição. Minhas músicas favoritas neste disco, são: Rainbow in the Dark (óbvio), Holy Diver, Stand Up and Shout e Don`t Talk to Strangers. Na minha opinião, a faixa menos interessante é Shame on the Night, que por ser mais lenta pode parecer um pouco com algumas faixas de álbuns posteriores (como Lock Up the Wolves de 1990). Enfim, Holy Diver é um clássico e o melhor disco da “carreira solo” de Dio, seguido de perto por The Last in Line de 1984... Nota: 8,6.


Joe The Barbarian

Ronnie James Dio, se Ozzy O. se entitula "Prince of Darkness" DIO com certeza seria "God of Darkness", enfim tudo que um músico poderia contribuir com seu estilo, DIO fez pelo Heavy Metal, não há metaleiro que não tenha sido embalado por faixas como "Rainbow in the dark". Poucas mortes no mundo das celebridades me causaram tristeza, a notícia da morte de DIO no ano passado foi uma delas (as outras seriam Ayrton Senna, Mamonas Assassinas e outras que eu não lembro agora), enfim, DIO realmente ergueu a bandeira do Heavy Metal no início dos tempos e empulsionou um série de outras lendas do Rock/Heavy.

Eu particularmente classifico DIO e outras bandas do início do Heavy Metal, como metal clássico, junto com Black Sabbath e outras, pois o peso e velocidade característica do estilo atualmente (fast n' heavy) é moderada, tendo em vista a época das composições.

DIO deu contornos ao Heavy Metal de modo geral e foi, sem sombra de duvidas um dos personagens principais desse estilo musical e de vida.

Eu poderia ficar aqui elogiando em milhões de linhas sobre esse monstro antológico, mas basta dizer que ele levou o Heavy Metal ao que nós conhecemos e adoramos hoje.

DIO KEEP ROCKING IN HELL!!!


Nota: 7,8

Kill, Crush and Destroy...



Metal Mercante

Holy Diver é um daqueles CDs que faz qualquer ser humano duvidar das suas habilidades literárias, pois é difícil resumir em palavras uma obra tão magnífica, somente ouvindo para poder ter-se uma noção da qualidade deste álbum.


Como me faltou poder para conjurar palavras suficientes, vou deixar um vídeo de um show que eu e Metal Kilo presenciamos...





Morram de inveja, pois esse vcs não vão ver mais...



The Magician
Agradeçam a mais um “pé-na-bunda” ocorrido em uma grande banda de Metal!

Desta vez foi o Black Sabbath de Iommi demitindo Mr. Ronnie James Dio, e ocasionando outro presente para os metaleiros de todo o planeta - o trabalho solo do nosso saudoso pequeno-gigante dos vocais.
A história diz que DIO foi pego de surpresa, como se estivesse assaltando a uma geladeira, aumentando o volume de seus cantos nos takes do Sabbath na calada da noite. Daí não deu outra...:
Pshhhhhhhhhhh! – espirrado!!!
O choque de egos que envolvem a musicalidade e a capacidade individual de cada membro das bandas é um motivo comum de desavenças (basta apenas uma vez você participar de um grupo desses para saber...). Sobre isso me recordo de uma entrevista fornecida pela dupla Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt logo após o primeiro “desmanche” do Angra, na qual respondiam à uma rádio rock extinta sobre a integração e o estilo do novo vocalista Edu Falaschi:
Entrevistador:
- Um novo estilo?...
Kiko:
- É, preferimos dar ênfase a uma interpretação menos melódica e com menos agudos...
Rafael, interrompendo:
- Nossos ouvidos agradecem! (risadas)
Uma clara referência ao antigo vocalista da banda.
Na semana seguinte na mesma radio como uma verdadeira réplica, a então nova banda de André Mattos foi entrevistada:
Entrevistador (viajando):
- Vejo influencias progressivas na sua pegada e nos riffs, qual a base de seu estilo?
Hugo Mariutti:
- Na verdade tento incrementar mais peso na sonoridade, coisas como Metallica...
André Mattos, interrompendo:
- ...Isso! tentamos colocar peso e priorizar as composições com conteúdo musical, algo que diferenciasse do som do Angra, que mais se parecia com vídeo-aulas!!!
Clara referencia aos guitarristas da entrevista anterior...
O mesmo caso aconteceu no GnR com Slash e Axl, mas acho que já consegui exemplificar.
Voltando:
Se neste blog prestamos nossa reverencia ao competente Kai Hansen, então sejamos sóbrios para admitir a importância, o respeito e a influencia de Dio sobre todo o universo-metal. Se eu intitulei Herr Kai como “grande guerreiro”, Ronnie era uma espécie de divindade, e alem de nos proporcionar grandes composições e músicas, DIO chegou a revelar alguns músicos de relativa importância; para aqueles babões do blog que ainda não sabem: se não existisse Dio não existiria Manowar.
Rápida analise de Holy Diver: Embora conhecido como uma obra “proto-power metal”, considero Holy Diver uma das mais simbólicas traduções do verdadeiro e genuíno clássico Heavy Metal. O trabalho rítmico é muito bem distribuído pelo álbum, não temos a impressão final do que o disco é um pouco lento ou acelerado, e sim de que é extremamente equilibrado. O que demonstra mais uma qualidade dos vocais do ex-mestre ítalo-americano, apresentando a mesma desenvoltura em velocidades e ritmos bastante alternados. Não são poucos os vocalistas que se prendem a apenas um estilo de tempo musical por causa de suas limitações.
O comportamento sonoro dos instrumentos é óbvio; embora bastante abrangente e dinâmico em sua proposta, eles entregam a responsabilidade às protagonistas – as cordas vocais de DIO.
Mas o que realmente esta no cerne deste CD e o que diferencia este trabalho é a aguçada intuição criativa da banda, matéria prima para as faixas destaque - “Holy Diver”, “Stand up and Shout”, “Don’t Talk to Strangers” e “Rainbow in the Dark”. As musicas em questão se fossem colocadas em qualquer tipo de interpretação, de erudita a blues, não deixariam a desejar, pois são antes de tudo grandes melodias.
Uma verdadeira e memorável aula de Heavy Metal. R.I.P Master...

Dio: Aumentando o volume na calada da noite!!!


Metal Kilo
O que falar de um album contem nove músicas e destas nove temos stand up and shout, holy diver, gypsy, caught in the middle, don't talk to strangers, straight through the heart e rainbow in the dark???!!!! Realmente o melhor vocal do Heavy metal em seu melhor album da carreira solo.
Todas as músicas deste album são clássicas! Realmente como meu amigo Metal Mercante comentou eu tive a honra de ir ao show do DIO, na verdade foi o primeiro show de minha vida, e não poderia ter sido de forma melhor. Eu me sinto na mesma posição do Metal Mercante..... Obra obrigatória! Não pode ser resumida em palavras!
Na verdade se existisse uma bíblia do heavy metal, com certeza DIO seria Jesus Cristo!
YOU ARE NOW BESIDE OF THE METAL GODS
DIO REST IN PEACE!!!!





Pirikitus Infernalis

Pouparei tempo para falar sobre esse cd, já que é um dos meus preferidos. Quando o cd do Gamma Ray foi postado, uma justa homenagem foi feita por vários metalcólatras ao trabalho de Kai Hansen, então o mesmo faço neste momento. Dio fala por si só, tanto no Black Sabbath, como em carreira solo. Este homem foi o melhor cantor que já pisou na face da terra, o roqueiro mais respeitoso que o mundo já viu e o compositor de diversas masterpieces no mundo do Heavy Metal!

Musicalmente o cd é perfeito. Na minha opinião, ele simboliza uma era dourada do heavy metal. Tudo era mais fácil e simples. Dio era uma banda com um vocal excepcional, um guitarrista jovem, inovador e talentoso e uma cozinha simples e competente que completavam e davam a forma de como as músicas iriam soar. Um comentário especial para o guitarrista Vivian Campbell que poderia ter continuado nessa banda e ter sido foda. Coincidência ou não, quando ele saiu foi lançado o meia boca Dream Evil.

O cd abre com a tapa na cara Stand Up and Shout, seguida de todas as perfeitas Holy Diver, Gypsy, Caught in the Middle, Don’t Talk To Strangers, Straight Through the Heart, Invisible, Rainbow in the Dark e fecha com Shame on the Night...simples assim. O cd não possui nenhuma fraqueza, mesmo nas músicas menos conhecidas. Dio é música pra todas as horas, apenas evitem os fracos CDs Strange Highways e Angry Machines (Maldito Tracy G...).

Rest in Piece, Man on the Silver Mountain.




“Between the perverted lies
There's a truth that's hard as steel yeah
The vision never dies
Life's a never ending wheel”




O PENTELHO

Bom aqui estou eu outra vez e desta vez para falar de DIO the man.

Honestamente eu nunca fui muito fã do cara mas reconheço sua importância pro Heavy Metal.

Não sei honestamente porque eu nunca fui muito fã, assim eu gosto e tudo mais, tem músicas que são verdadeiros hinos e tal mas não sei, acho que foram poucas as vezes que pensei "Putz vou ouvir DIO".

Bom a idéia aqui é comentar o álbum correto? Então vamos lá.

Holy Diver é, na minha opinião, o álbum que marca o cara. Tipo talvez o mais importante de sua carreira.

O conjunto das músicas é fantástico e mantém o mesmo peso da faixa título.

Talvez após essa oportunidade que o blog criou eu possa aumentar a frequência que direi "Putz vou ouvir DIO". Com certeza esse álbum vai pro pendrive que uso no meu carro.

Acho que é o máximo que consigo dizer, não tenho do que reclamar o cara era foda e com certeza passarei a ouvir mais.

DIO é meio que 9 em 10 saca então, desta vez farei parte da maioria.

Um abraço e aguardem próximos posts onde serei mais "corneteiro".



Venâncio
Quem definiu a ordem das musicas foi um gênio, ponha o álbum no repeat e perceberá que a cada duas faixas mais ou menos temos uma muito boa, tornando-o um ótimo CD quando escutado na ordem, mas meia boca se escolher as faixas pois acabará "pulando" boa parte da obra.

Pontos altos: Holy Diver, Don't Talk to Strangers e Rainbow in the Dark.

7 pitus.

Hellraiser
3O que falar deste álbum, que é um dos melhores albuns de todos os tempos……. 

O que falar do gigante baixinho Ronnie James Dio, que é uma unanimidade dentre os rockers de todo o mundo. 

Sem duvida nenhuma, uma das vozes mais potentes do Metal, aliada a toda genialidade do mestre Dio, a frente de um time de primeira. 

O que deveríamos esperar da saída de Dio do Black Sabbath ?? 

Saiu : Holy Diver 

Saiu musicas como ``Stand up and Shout``, ``Holy Diver``, ``Rainibow in the Dark``, ``Straught Throught the Heart`` e todas as outras….. 

Um álbum acima da perfeição, desde sua excelente capa, até a ultima faixa do disco. 

Na verdade sou da mesma opinião de alguns de meus amigos Metalcolatras: 
Não tem muito o que se comentar, ...é só escutar, e escutar, e escutar..... 

R.I.P. Ronnie James Dio 

Nota 9,7

23 comentários:

  1. Sei que aproximadamente 99,9% dos "roqueiros e/ou metaleiros" preferem os 2 primeiros álbuns do Dio, mas não concordo que Killing the Dragon seja tão entediante. Na verdade acho que é o melhor álbum desde 1985, juntamente com o Sacred Heart.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ver o Juliao Bardo fazer uma analise desse ai XD

    ResponderExcluir
  3. Ronie James Dio, um dos melhores vocais do heavy metal de todos os tempos, uma das poucas mortes anunciadas na mídia que realmente me deixou estristecido : (

    Dio R.I.P.

    ResponderExcluir
  4. Julião só comenta o que ele posta e Manowar...sua promessa de no fim do ano mandar uma chuva de posts, não passou de mais uma história de bardo neutral evil

    ResponderExcluir
  5. "Como alguém podia inventar uma música perfeita, cantar tão bem e eu demorar tanto tempo para descobrir?"

    Vc perdeu muito tempo escutando só Metallica! (ou chorando as porcarias que eles lançaram depois do Black...)

    ResponderExcluir
  6. Deixa eu rever meu "passado musical": entre 90 e 91 começei a ouvir rock (e uns lixos de tabela). Perdi os anos de 93 a 96 por optar não ouvir música, de 97 a 2000 eu ouvia poucas bandas (cds e fitas) + a 89 fm... Bom, acho q só ampliei meu repertório de rock/metal após 2001 mesmo.
    Mas eu me pergunto o que é perder tempo quando o assunto é gosto musical? Isso envolve a amplitude de gêneros musicais ou a quantia de bandas/músicas que o indivíduo gosta? Então quem gosta de tudo nunca perde tempo? Acho que eu prefiro perder um tempinho...

    ResponderExcluir
  7. Só queria informar que estive na ultima turnê que DIO participou (pelo menos neste planeta)em Maio de 2009 junto com o Black Sabbath formação original...
    sem comentário...

    invenção do Mestre \m/ \m/ \m/ \m/ \m/ \m/

    ResponderExcluir
  8. Metal Kilo vagabas...
    Vc utiliza o mesmo WORD para editar seus posts!
    esqueceu de apagar o inicio que fez na resenha anterior do Hammerfall,rsrs

    arruma isso!

    ResponderExcluir
  9. Arrumei..... Poxa vc ta rapido hein...

    ResponderExcluir
  10. MTV é um lixo!!! Não sabe nem escrever "RAINBOW".

    ResponderExcluir
  11. The Trooper, você se engana quanto ao Killing the Dragon, é um cd muito bom.

    Eu perdi a ultima (acho) turne do Dio por aqui que foi em 2004, mas consegui ver a lenda de perto tocando junto com o Heaven and Hell.

    Concordo também, Julião só volta ao blog quando Kings of Metal for postado rsrs

    ResponderExcluir
  12. Como assim, me engano? Eu não posso me enganar com a minha própria opinião... comprei o cd por causa da capa e do vocalista, mas já dei o cd, era PUTA chato.

    ResponderExcluir
  13. rsrsrs ok ok foi uma frase incorreta de minha parte. Meu argumento é que, em minha opinião, músicas como Killing the Dragon, Throw Away Children, Better in the Dark, Scream e Along comes the Spider não deixam o cd ser PUTA chuta, muito longe disso...

    ResponderExcluir
  14. Afff... "o Pentelho" admite aí que não foi vc quem escreveu isso e sim uma menina de 14 anos...

    "...Tipo talvez o mais importante de sua carreira..."

    TIPO TALVEZ?

    ...Haja indecisão, hein?

    ResponderExcluir
  15. Isso sem contar os "...e tudo mais..." -
    " ...e tal..."

    "Talvez... eu possa aumentar a frequência ..."

    e logo depois: "certeza passarei a ouvir mais.."

    Parabens pela consistência Pentelho!

    ResponderExcluir
  16. Heheh... Por essa resenha pode-se perceber que O Pentelho é o "meninão" "noob" e teimoso do blog.

    ResponderExcluir
  17. Ao Bloglord:
    Percebi que o sr. editou meu post; cuidado ao fazer sem perceber o conteúdo, pois como se trata de um post comprido com tipos de narrativas diferentes (sobre a histórinha do Angra), ele acabou se tornando bem confuso, principalmente quando ele retorna ao falar do Album novamente.
    Eu tinha colocado um "<<rew" para retornar ao tema, alusão à tecla de antigos toca-fitas -só que ele sumiu!

    Entendo que a antiga diagramação estava muito extensa, mas isso soou como uma espécie de sabotagem...

    opressor!!!!

    ResponderExcluir
  18. Também notei que o Bloglord tem maliciosamente editado meus posts, inclusive um deles o Bloglord pintou inteiro de vermelho e colocou a culpa no blogspot!!!

    Que vergonha...

    ResponderExcluir
  19. ...Holy Diver com a mesma nota que City of Evil??!! Nem f@#$*, Barbarian!!

    ResponderExcluir
  20. Barbaria , 7,8 para holy diver?
    ai é brincadeira pooo DD=
    Dio de 0 a 10 merecia no minimo 12 (Y)
    caiu no meu conceito barbarian DD=

    ResponderExcluir
  21. Incrivel...fiz minha resenha, na hora de postar deu erro, encerrou o explorer e perdi o que havia salvo...o pior eh q meu Ctrl+C não funcionou pra me deixar mais contente ainda! Em breve postarei sobre esta obra de Ronnie!

    ResponderExcluir